Saltar para o conteúdo principal da página

Cookies

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.

Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.


O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

Dia Mundial da Consciencialização sobre a Acessibilidade 2024

16 de Maio, 2024
Jorge Fernandes - AMA - Dia Mundial da Consciencializacao sobre a Acessibilidade

O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), a Microsoft Portugal, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades (EMPA) uniram-se na iniciativa “Garantir a Acessibilidade: Uma porta aberta para o mundo digital”, um evento que proporcionou ao público uma oportunidade única de aprender com especialistas e testemunhos em primeira pessoa sobre as soluções tecnológicas que promovem a acessibilidade a mais de 1 bilião de pessoas com deficiência ou incapacidade em todo o mundo.

Este evento, realizado nas instalações da Microsoft Portugal, deu a conhecer algumas das soluções tecnológicas que permitem às pessoas com deficiência ou incapacidade ultrapassar certas barreiras mas também as ferramentas inovadoras que estão a transformar a Administração Pública no campo da acessibilidade digital.

Jorge Fernandes, Chefe de Equipa do Núcleo de Experiência e Acessibilidade Digital da AMA, apresentou algumas dessas ferramentas, incluindo:

  • Observatório Português da Acessibilidade Web: Uma plataforma online que avalia, monitoriza e promove as melhores práticas de acessibilidade e usabilidade em sítios Web e aplicações móveis no setor público;
  • AccessMonitor: Um algoritmo avançado que avalia as práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1) e ajuda a identificar e corrigir problemas.
  • Gerador da Declaração de Acessibilidade: Uma ferramenta machine-readable,baseada na diretiva comunitária da UE, que permite às entidades declarar a sua conformidade com os requisitos de acessibilidade.
  • Ágora Design System: Um sistema de design que suporta o desenvolvimento de interfaces acessíveis.

Foi destacada também a importância da conformidade das WCAG 2.1 com a norma EN 301 549, a norma que sustenta a lei europeia de acessibilidade e é aplicável ao sector público e privado, os quatro princípios fundamentais da acessibilidade (Perceptível, Operável, Compreensível e Robusto), os requisitos e critérios de sucesso, bem como, o Selo de Usabilidade e Acessibilidade.

Por último, os participantes poderam assistir a um painel de discussão moderado por Marina Van Zeller, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do INR, sobre as práticas de uso da tecnologia no dia-a-dia, onde especialistas e utilizadores compartilharam as suas experiências e insights. O evento encerrou com os discursos inspiradores de Lia Ferreira, Coordenadora da EMPA, e Rodrigo Ramos, Presidente do Conselho Diretivo do INR, reafirmando o compromisso contínuo com a inclusão e a acessibilidade.

Veja ou reveja o evento aqui.

Categorias:

Acessibilidade Web

Na UE o standard que contém os requisitos de acessibilidade aplicado à Web e às aplicações móveis é a Norma EN301549. Ela não é mais do que uma cópia do standard WCAG 2.1 conformidade ‘AA’. Em Portugal esses requisitos constam do RNID conforme decretado pelo DL n.º 83/2018.

versão 2.1

O validador de práticas de acessibilidade web (WCAG 2.1)

Introduza um url válido. Ex.: http://www.google.pt