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O sítio para a divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.
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ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços digitais.

Glossário

última atualização: 12 de outubro de 2020

Acessibilidade

Medida em que produtos, sistemas, serviços, ambientes e instalações podem ser utilizados por pessoas de uma população com a mais ampla gama de características e capacidades, para alcançar um objetivo específico num contexto próprio de utilização (da ISO 26800 [i.18])

NOTA 1: O contexto de utilização inclui o uso direto ou o uso suportado por tecnologias de apoio.

NOTA 2: O contexto em que as TIC são usadas pode afetar a sua acessibilidade geral. Este contexto pode incluir outros produtos e serviços com os quais as TIC podem interagir.

Fonte: Norma Europeia EN 301549.

Agente de utilizador

Software que recupera e apresenta o conteúdo para utilizadores (após WCAG 2.1 [5])

NOTA 1: O software que exibe apenas o conteúdo contido nele é tratado como software e não é considerado um agente do utilizador.

NOTA 2: Um exemplo de software que não é um agente de utilizador é uma aplicação da calculadora que não recupera os cálculos de fora do software para apresentá-lo a um utilizador. Neste caso, o software da calculadora não é um agente do utilizador, é simplesmente um software com uma interface de utilizador.

NOTA 3: O software que mostra apenas uma visualização do conteúdo, como uma miniatura ou outra apresentação não totalmente funcional, não está a fornecer a funcionalidade do agente do utilizador.

Fonte: Norma Europeia EN301549.

Áudio descrição

Narrativa auditiva adicional, intercalada com o diálogo, que descreve os aspetos significativos do conteúdo visual dos meios audiovisuais que não podem ser entendidos somente a partir da pista de áudio principal.

NOTA: Com frequência descrito de várias formas usando termos como “vídeo-descrição” ou variantes coma “narração descritiva”.

Fonte: Norma Europeia EN301549.

Desenho universal

Designa o desenho dos produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, na sua máxima extensão, sem a necessidade de adaptação ou desenho especializado. «Desenho universal» não deverá excluir os dispositivos de assistência a grupos particulares de pessoas com deficiência sempre que seja necessário.

Fonte: Sitío Web do INR I.P.

Escrita simples

É uma técnica que tem por base os princípios de redação para elaboração de um texto claro e percetível ao leitor, ou seja, simplificando-o, para que possibilite uma leitura fácil.

Fonte: Sitío Web do INR I.P.

Ferramenta de autor ou edição

Software que pode ser usado para criar ou modificar conteúdo.

NOTA 1: Uma ferramenta de autor pode ser usada por um único ou vários utilizadores trabalhando de forma colaborativa.

NOTA 2: Uma ferramenta de autor pode ser uma única aplicação independente ou pode ser composta por várias aplicações.

Fonte: Norma Europeia EN301549.

Legenda

Alternativa visual e/ou escrita sincronizada para a informação verbal e não verbal necessária para compreender o conteúdo multimédia (após WCAG 2.1 [5])

NOTA: É também descrito de várias formas usando os termos “subtítulos” ou variantes como “legendas para surdos e deficientes auditivos”.

Fonte: Norma Europeia EN301549.

Leitura fácil

A leitura fácil é um método de apresentação de informações escritas que facilita a compreensão por parte das pessoas com dificuldades de leitura. Este método segue as diretrizes internacionais da IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas) e da Inclusion Europe, no que respeita aos termos, ao conteúdo e à forma de disponibilizar a informação. Pode encontrar aqui as regras Europeias para fazer informação fácil de ler e de perceber: https://www.fenacerci.pt/web/LF/docs/7.pdf

Fonte: Sitío Web do INR I.P.

Tecnologias de apoio

Hardware ou software adicionado ou ligado a um sistema que aumenta a acessibilidade para o indivíduo

NOTA 1: Exemplos: Braille, leitores de ecrã, software de ampliação e sistemas de acesso pelo olhar que são adicionados às TIC.

NOTA 2: Quando a TIC não suporta tecnologias de apoio ligadas diretamente, mas podem ser operadas por um sistema ligado em rede ou outra ligação remota, como um sistema separado (com qualquer tecnologia de apoio incluída) pode também ser considerado tecnologia de apoio.

NOTA 3: Uma ferramenta de autor pode produzir conteúdo que se destina a modificações posteriores ou para uso de utilizadores finais.

Fonte: Norma Europeia EN301549.

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Tecnologia, equipamento, sistema interligado ou subsistema de equipamentos cuja função principal é a criação, conversão, duplicação, aquisição automática, armazenamento, análise, avaliação, manipulação, gestão, movimento, controlo, exibição, comutação, intercâmbio, transmissão, recepção ou difusão de dados ou informações.

NOTA: Exemplos de TIC são páginas Web, conteúdo eletrónico, produtos de telecomunicações, computadores e equipamentos auxiliares, software incluindo aplicações móveis, quiosques de informações e máquinas de transações, vídeos, serviços de TI e máquinas multifuncionais de escritório que copiam, digitalizam e enviam documentos por fax.

Fonte: Norma Europeia EN301549.